quinta-feira, 29 de abril de 2010

Sobre alma gêmea e você!


Vander Lee - Romanticos
     


Coisa chata é essa de alma gêmea, viu?

Estava conversando com uma colega de trabalho e ela disparou a seguinte frase:
"Eu acho que a minha alma gêmea está vindo a cavalo e nele não tem GPS porque se perdeu pelo caminho."  Príncipe encantado, alma gêmea, tampa da panela, outra metade da laranja... afff.... as pessoas estão em busca de alguém que elas possam encontrar e dizer: "agora é com você, me faça feliz!" A responsabilidade fica com o pobre coitado do outro! Helloo... Felicidade é unilateral! Pra ser feliz com outra pessoa, primeiro você deve ser feliz com VOCÊ!! Ninguém contou isso nos contos de fada, histórias pra dormir ou nos capítulos de uma novela água com açúcar? Pronto, agora eu já te contei, mude seu jeito de pensar e seja feliz primeiro com você! Dia desses eu estava rascunhando um conto, e nele a protagonista diz o seguinte: "Vou viver para lhe fazer o homem mais feliz da face da Terra, e se eu não conseguir, vou me esforçar até o último dia de vida para chegar o mais próximo disso". Acho essa uma frase linda (lógico, rs*), mas se o cara não for bem resolvido, se ele não se amar primeiro, não tem personagem/mulher no mundo que consiga fazê-lo feliz! E homem também tem que se amar ..não tem essa de "amor próprio ser coisa de mulherzinha", mas depois entro nesse assunto, quem sabe num outro post.

Voltando a falar das "almas gêmeas" .... É claro que ter alguém pra amar e que nos ame é ótimo, saudável e, em minha opinião, necessário, mas essa pessoa só conseguirá lhe fazer bem se você já tiver consciência que a felicidade depende em primeiro lugar, de você. Quando essa ideia fizer parte da sua corrente sanguínea, será mais fácil de entender e aceitar o amor! Aliás, ficará mais fácil amar e fazer bem ao outro também, já que você se desobriga a ter 100% de responsabilidade sobre a felicidade e o bem estar do parceiro. A vantagem de entender isso é que você passa a curtir a diferença, o aprendizado, os espaços que se completam mas sem cobranças. Chegar e dizer pra alguém "você é minha alma gêmea" eu entendo o seguinte: "seja igual a mim, ou no mínimo, seja igual ao que eu sempre esperei do meu grande amor." E as diferenças tão gostosas que a vida nos apresenta? Será que alguém duvida que o arroz se completa com o feijão, o queijo com a goiabada? São opostos e se completam... Quando você exige que o outro seja a sua "cara metade", perde o encanto do adorno, do aprendizado com o que é diferente. A pessoa pode não ter todas as qualidades que você escreveu numa lista um dia, mas pode ter outras ainda melhores.

Durante minha adolescência meu filme predileto era "Only You" (Só você), com Marisa Tomei e Robert Downey Jr. Neste filme, Faith (Marisa Tomei) é uma professora que acredita que sua alma gêmea é um homem chamado Damon Bradley, pois quando era garota este nome apareceu em uma tábua Ouija (jogo do copo) e também por ter sido predito por uma cigana. O tempo passou e ela vai se casar com um médico. Faltando poucos dias do casamento ela atende o telefonema de um amigo do seu noivo, que pede desculpas por não poder ir a cerimônia pois está partido naquele instante para Veneza. O nome do amigo era Damon Bradley, o que faz com que ela não pense duas vezes e decida ir até Veneza, tentando encontrar um homem que ela não conhece. (Vou contar o final do filme, tá?!) Ela acaba se envolvendo com outra pessoa que não o Damon e se apaixona perdidamente por ele. São felizes e pronto, fim do filme. Claro que até que isso aconteça, você suspira várias vezes (eu suspirava mais com os cenários maravilhosos de Veneza), os mais sensíveis e românticos podem até ficar com um nó na garganta, mas o final é esse - ela feliz com outra pessoa que não o Damon (e nem o noivo,rs*). Platão que se lascou!. Pra quem não sabe, foi ele - Platão, que começou com essa ideia de que todos nós temos alma gêmea e só seremos felizes se estivermos junto dela; ele disse que no começo éramos um círculo com duas almas e um dia, um deus (com letra minúscula mesmo), lançou um raio e separou essas almas, nos deixando com o destino de encontrar a outra metade e para ficarmos novamente juntos.

Por isso Elisa e todos os meus queridos(as) leitores(as), esqueça(m) essa história de cara metade, alma gêmea, a pessoa que Deus preparou pra você pode ser totalmente diferente do que você idealizou um dia, e pode ser melhor do que você espera. Permita-se o diferente, o que aparentemente não vai "combinar". O melhor que pode acontecer é você descobrir um jeito de temperar essa mistura diferente!

6 comentários:

  1. Mandou bem, Ana!
    Avante poeta!

    ResponderExcluir
  2. Tudo de bom leiam meninas e meninos, e aprendam!

    ResponderExcluir
  3. tb concordo com vc ana, felicidade tem que ser unilateral ... seja feliz com vc mesmo, só assim vc será capaz de complementar a felicidade do outro...

    Um grande Bj!!!

    Ass: Susana

    ResponderExcluir
  4. Você nunca amou, ou nunca foi amada ..ou melhor nunca teve a benção das duas juntamente..
    Não escreva oque desconhece pois nunca viveu!!!
    Alexandra

    ResponderExcluir
  5. Quem disse que precisa ser feliz ao lado da alma gêmea? Eu não encontrei a tampa da panela, mas a 9 anos sou feliz e amada por um homem diferente do que sonhei na época de escola. Sou diferente do mulherão que ele idealizou até pouco tempo atrás. Provavelmente, numa outra vida, ele a encontre, mas nessa vida - definitivamente, nós vamos passar juntos, felizes e nos amando demais!

    ResponderExcluir
  6. Alexandra, eu pensei bastante antes de publicar seu comentário, mas decidi fazê-lo porque se não o fizesse, você pensaria que está com a razão, mas saiba uma coisa: meu blog, minha vida, minhas histórias, ok?! Não aponto o dedo pra ninguém então também não o faça comigo! Você tem todo direito de criticar, ótimo, mas não afirme o que você não sabe da M I N H A V I D A! Graças a Deus, eu amei e fui amada numa intensidade sem igual! Posso bater no peito e dizer com todas as letras que vivi um grande amor! Não me preocupei se ele era ou não a minha "tampa da panela", eu só VIVI o maior (e melhor) sentimento que o Senhor permitiu aos homens (e mulheres) sentirem!

    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir

Sobre influência e relevância

Ao som de King of my heart , Bethel Music. Quando me propus a trabalhar novamente com comunicação sabia que estava retornando para uma área ...