domingo, 20 de dezembro de 2009

Balanço de fim de ano - 2009

Ando pensando muito no meu balanço de fim de ano. Eu sei, faltam ainda mais de 10 dias, mas este clima de confraternizações e reencontros, me fez pensar no assunto.

Definitivamente este foi um dos anos mais difíceis que já tive. Boa parte dos dias eu alugava os ouvidos do Senhor chorando, pedindo, implorando por uma mudança. Em muitos momentos cheguei a desacreditar, pensava que esta ”fase” não passaria. Mas passou! Rendo graças ao Senhor, pois passou e ELE me surpreendeu na solução de cada um dos problemas que enfrentei.

“Ah, mas não tem mal que dure nem alegria que perdure.” Me desculpe, mas tem certas coisas que sabemos que irá passar, mas até que passe dói. Dói muito! Perdemos a alegria, a esperança, a tranqüilidade. Choramos, questionamos, tentamos resolver do nosso jeito. E o que adianta? Nada! O tempo é do Senhor! É Ele quem decide se a luta chegou ao fim ou não. Precisamos ser aprovados e até que termine, o jeito é esperar. Não, não é fácil esperar. Nunca é! Mas entendi que o Salmo 37:5 não está só pra completar número na Bíblia! Entregar e confiar é difícil. Temos a terrível mania de entregar e ir lá dá “pitaco”. Oramos pedindo que Ele resolva, mas sugerimos como deve ser a solução. Aprender a confiar no que o nosso Pai fará por nós é uma das grandes questões que determinam a nossa fé. Vamos racionalizar?

1- ELE quem nos fez, nos conhece como ninguém mais.

2- ELE é Soberano sobre todas as coisas. Tem domínio e poder em suas mãos.

3- É fiel e não há sombra de variação em suas Palavras.

Sabendo estas coisas, por que será tão difícil confiar que Ele fará um caminho melhor para nós? Eu não sei explicar o motivo de continuarmos a duvidar, mas hoje posso afirmar que meu relacionamento (com o Senhor) mudou. Tenho me esforçado para crer mesmo nos os dias maus. Ainda tenho coisas a resolver, claro. Tem muita coisa ainda para ser mudada, mas compete a mim. O impossível já foi feito, agora é comigo fazer o possível. Perdoar, ser perdoada; entender; tratar. É tratar... Ser tratada, assumir erros e buscar os “concertos”. Outra coisa extremamente difícil – assumir os erros e corrigi-los. Ninguém gosta de assumir que errou, a pessoa faz porque precisa, não porque gosta. Neste ponto que, às vezes, damos um enorme passo em direção a doenças, culpas, traumas, bloqueios – não assumimos os nossos erros e jogamos sobre os outros a responsabilidade do fracasso, da perda, da mágoa. Mudando nossa visão sobre o assunto, podemos viver com liberdade, com tranqüilidade, e com a certeza que não há peso sobre nosso emocional.

Amizades. Outro grande assunto durante o ano. Convivi com pessoas de todos os tipos, credos, personalidades e temperamentos. Já dizia Milton Nascimento: “tem gente que chega pra ficar/tem gente que vai pra nunca mais/tem gente que vem e quer voltar/tem gente que vai e quer ficar/tem gente que veio só olhar/tem gente a sorrir e a chorar.” Uns se foram e não voltarão, outros se foram com a certeza que terão sempre um lugar cativo em meu coração, alguns voltaram com todo amor, carinho e certeza que jamais irão embora e alguns novos chegaram. Reconheci uma grande amiga em uma pessoa que muitos consideram difícil (realmente é), mas nem por isso deixou de ser tão carinhosa e atenciosa comigo. Reencontrei a amiga que pedi ao Senhor, aquela que briga comigo e por mim (e eu a amo ainda mais por isso!!!). Percebi que além de afeto e carinho também “compartilhava” os mesmos algozes com uma das mulheres que mais admiro (sei que sempre terei um lugar na área de serviço dela para dormir, rs*). Criei laços com pessoas extraordinárias, divertidas, sensatas, inteligentes... Meu relacionamento com uma delas é tão incrível que parece que já nos conhecemos há anos, tanto que numa madrugada de sábado ficamos quase uma hora ao telefone e éramos capazes de ficar muito mais, pois os assuntos não se esgotavam. Descobri a alegria de ter amigos tão próximos a ponto de mostrar o meu pior lado e em depois vibrar com eles por uma conquista tão aguardada. Passei mal de tanto rir, cheguei tarde em casa, brinquei feito criança, fui ao cinema e dividi uma latinha de Coca-Cola por três ... Enfim, fui amiga e recebi carinho de amigos. Não vou me preocupar se todas estas pessoas estarão em 2010 comigo, gostaria que estivessem, mas se isto não acontecer, tenho certeza que todos os momentos que vivemos ficarão em minha mente e em meu coração com muita alegria.

Concluindo, eu só tenho motivos para agradecer ao Senhor por tudo o que vivi de bom e de ruim neste ano. Sei que no final, ao conseguir ver a imagem completa do quebra-cabeça da vida, irei perceber que tudo se encaixa. Então, obrigada Senhor pela recuperação da minha mãe – ter visto a Sua mão agir sobre a vida dela me mostra o quão infinitas são as Suas misericórdias; obrigada pelo meu emprego novo – quero ser benção naquele lugar assim como tenho sido abençoada; obrigada pelo meu marido tão amoroso e dedicado, às vezes me esqueço de quanto eu o amo, mas o Senhor não se esquece e sempre me faz lembrar de como ele é importante em minha vida; obrigada pela minha família ser meu apoio e suporte, fica mais fácil compreender a vida quando olhamos para o lado e vemos mãos que nos ajudam; obrigada pela vida das minhas amigas tão preciosas, o Senhor aprecia amizades que edificam e me presenteou com pessoas extraordinárias; obrigada pelos Seus anjos que estiveram em toda a minha caminhada – contei com a ajuda espiritual de pastores que primam pela verdade e compromisso com a Tua Palavra; obrigada por todas as lágrimas que derramei, sei que todas elas foram recolhidas e hoje meu modo de pensar a respeito das lutas que tenho que enfrentar, mudou. Obrigada Senhor por tudo, foi um ano bem difícil, mas também um ano que aprendi na mesma proporção, e se hoje eu vivo um tempo favorável, é porque o Seu amor me alcançou!

4 comentários:

  1. parabéns meu amor sabe que alám de seu irmão tbm sou seu fã,e torço muito por voce e quero que seu balanço seja melhor e mais positivo no fim deste novo ano que bate a porta.te amo e não desista dos seus sonhos siga sempre agradecendo a PAPI pq e dele todo o mérito das coisas impossíveis mas os das possíveis são seus.

    ResponderExcluir
  2. Oie, pessoa linda ... Realmente seus escritos são fantasticos e ao mesmo tempo de uma sinceridade e cristalinidade insuperáveis. 2010 será "o ano", tenha certeza e agarre esta fé que rebrota como um geizer no deserto das nossas vidas.
    Vamos glorificar por mais um dia que o Senhor nos preparou e por mais um ano que este mesmo Deus nos tem preparado.
    Super beijo
    Rosinei

    ResponderExcluir
  3. Tenho certeza que 2010 será um ano maravilhoso, e todas as dificuldades desse ano terão valido a pena.
    bjos
    Mari :)

    ResponderExcluir
  4. Oi lindona, passei pra te deixar um beijo e desejar tudo de muito bom no próximo ano.

    Luz, fé e força na vida!

    bjão

    ResponderExcluir

Sobre influência e relevância

Ao som de King of my heart , Bethel Music. Quando me propus a trabalhar novamente com comunicação sabia que estava retornando para uma área ...